O Presidente de entretenimento interativo da Microsoft, Don Mattrick
estava bem empolgado quando subiu ao palco para mostrar a nova geração
de console da companhia. Hoje, ao apresentar o tão esperado Xbox One, ele chegou afirmar que nunca se sentiu assim com um lançamento antes.
Deve ser porque, na verdade, não se trata apenas de um console, o novo Xbox
não serve somente para jogos, ele é uma central de entretenimento.
"Este dispositivo vai conversar com a sua TV e deixar tudo mais
simples", afirmou Yusuf Mehdi, vice-presidente da área comandada por
Mattrick.
O Xbox
One responde a comandos de voz que levam a TV, música, jogos, Skype
etc. Tudo também é reconhecido pelo Kinect, que continua sendo parte
importante do produto. "Xbox, mostre-me a TV", disse Mehdi durante a
apresentação, e o dispositivo respondeu.
O novo sensor suporta vídeos de 1080p e até 30 frames por segundo, mas
há captura de vídeos a 60fps. A atualização do Kinect foi tão profunda
que agora o aparelho reconhece até os batimentos cardíacos dos
jogadores. E o campo de visão do aparelho ficou 60% maior.
Ficou evidente que os jogos são mesmo apenas uma parte do Xbox
One. Por exemplo, você pode ver um trailer e buscar ingressos para
teatro por meio do Internet Explorer... tudo na mesma tela. O console
adota o recurso multitarefa, para permitir navegação na internet ao
mesmo tempo em que a pessoa assiste a algum filme ou TV.
Com o Xbox
One guide, é possível descobrir coisas pra ver na TV por meio de
comandos de voz ou navegando. O executivo demonstra: "O que está rolando
na HBO?" Já o Xbox Trending mostra tudo o que a comunidade conectada está vendo.
Se o conceito apresentado pela Microsoft funcionar, é o fim da caça pelo controle remoto. Todas as ações serão coordenadas pelo Kinect, já que o Xbox One terá acesso à TV paga.
No total são 40 inovações de design no console, mas algumas especificações
técnicas mostram que há paridade com o principal rival, o PlayStation 4:
8 GB de RAM, Blu-Ray, e ferramenta de captura e streaming de vídeo.
Há também HDD de 500 GB, conexão sem fio via Wi-Fi Direct e entradas HDMI e USB 3.0. Além de uma CPU octa-core.
Algo interessante é que o controle não precisará mais de pilhas, como o
do 360; a bateria será integrada. Estão mexendo também no aplicativo
Smartglass, que poderá ser melhor aproveitado, agora que faz parte da
estratégia principal da Microsoft.
O novo serviço da Xbox Live terá mais de 300 mil servidores, e isso é mais do que todo o poder de computação que o mundo tinha em 1999.
As vendas começam, mundialmente, ainda neste ano, sem preço definido, e todas as unidades do Xbox One serão acompanhadas
por uma versão repaginada do Kinect e um novo controle. A novidade para o
varejo norte-americano é um serviço de televisão a cabo, permitindo a
mudança instantânea entre uma atividade e outra.
O console não terá retrocompatibilidade com os títulos de Xbox 360
(segundo informações de Marc Whitten), resultado da arquitetura inédita
que está sendo utilizada na plataforma. Ainda não se sabe se os games
antigos serão rodados via emulação, como acontecerá com o PlayStation 4.
Será possível jogar títulos que ainda estão sendo instalados e também
será possível baixar atualizações no pano de fundo, sem interromper
sessões de jogatinas. A tecnologia inédita Living Games treinará uma
inteligência artificial para jogar de maneira parecida com a dos
usuários, o que significa que seus amigos poderão enfrentar um
"fantasma" das suas habilidades na hora de combates online, mesmo que
seu console esteja desligado.
Conquistas mais dinâmicas, diferente das tabelas separadas para cada
game, utilizada atualmente pelo Xbox 360, são a surpresa da Microsoft
para os caçadores de recompensas. Os desenvolvedores terão liberdade
para adicionar novos desafios aos games a qualquer instante, e um método
que rastreia o status dos seus amigos também está nos planos da
empresa. Outro detalhe inserido no site oficial, é que o sistema também divulga
os métodos utilizados pelos jogadores para conseguirem os pontos.
As partidas multiplayer são outro alvo dos novos sistemas online do
console. A mecânica Smart Match encontra jogadores ideais para suas
partidas, em uma conta que usa habilidades, linguagem e reputação como
variáveis. As salas de espera, elemento comum nos games conectados em
rede, não serão mais necessárias. A capacidade multitasking do console
permite que os jogadores assistam filmes ou naveguem pela internet
enquanto encontram participantes.
Seus feitos poderão ser capturados com o Game DVR, uma espécie de
sistema de captura para os títulos. A plataforma manterá um arquivo das
partidas mais recentes, o que permite que os jogadores acessem a
biblioteca para compartilhar vídeos em redes sociais.
Isto é um apanhado de detalhes importantes que precisam saber sobre o novo console da Microsoft, apesar do design catastrófico, podemos esperar que uma nova guerra entre Sony e Microsoft tenha inicio no final de 2013.
Logo mais irei detalhar algumas coisas relacionadas com os jogos anunciados, assim como outros detalhes que foram ditos na conferencia de hoje.
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